terça-feira, 16 de agosto de 2011

MODULO III – ATIV. 3.2 – Projeto envolvendo tecnologias

Profº/ Esp. Gysa Calafange

Projeto: Todos contra o Bullying

1→ Definição e caracterização do problema:

A cada dia tornasse mais presente e avassalador as praticas de bullying tanto dentro como fora da escola. Tal realidade contribui pra dificultar o processo de ensino e aprendizagem, pois o êxito deste processo depende da participação de um conjunto como um todo: família e escola. Contudo, diante das constantes praticas de bullying tanto pais, mestres e educandos têm se distanciados cada vez mais, este distanciamento vem ampliando as ações violentas que acabam atingindo a todos sejam eles, atores ou meras vitimas desta “terrível” realidade que se prolifera. Portanto, se faz necessário uma parceria entre todos envolvidos e responsáveis pela ação educacional para (re)educar nossas praticas para que todos nós possamos ser contra o bullying e abolir assim, sua própria existência.

2→ Objetivo Geral:

Realizar um trabalho educacional que seja capaz de levar os educandos a repensar suas atitudes e que os mesmo, criticamente, possam corrigi-las. Construindo assim, futuros cidadãos com princípios morais, éticos e culturais devidamente democráticos.

3→ Objetivos específicos:

■ Refletir sobre os conceitos de direitos e deveres já existentes individualmente na realidade de cada educando;
■ Tornar visível as atitudes de cada um educando para com o outro, de forma que possibilite desenvolver em cada um, a capacidade de por em pratica a atividade da empatia;
■ Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio social, contribuindo ativamente para a sua melhoria.

4→ Plano de ação:

A organização do projeto estará sob orientação dos educadores da escola, de diversas áreas do saber que irão se encontrar semanalmente para reavaliar o projeto e analisar o seu procedimento, de maneira que torne possível atingir os objetivos propostos.

1º Semana – Passo I:

► O professor de filosofia disponibilizara para os educandos textos que tratam de interação social e valores socioculturais. Realizando com os mesmos leituras, debates e exercícios de reflexão.
► O professor de historia trabalhara com as construções dos ideais de embelezamentos tanto físicos corporais como comportamentais que se deram ao longo do tempo.
►O professor de português desenvolvera atividades de leituras de imagens explorando assim, as mídias: jornal, revistas, televisão e informática.
►O professor de geografia desempenhara atividades de regionalização e como hoje se dar a capacidade de comunicação, através das tecnologias que torna perto o que antes era longe ao mesmo tempo em que distancia pessoas.

2º Semana – Passo II:
►Será exibido durante toda a semana filmes, noticias de jornais, documentários, vídeos e relatos de pessoas que foram (ou que ainda são) vitimas do bullying. A exibição envolvera todos os educadores e educandos.
* Filmes propostos:
- Lucas um intruso no formigueiro
- Uma lição de amor
- Tomates verdes fritos
* Noticias de jornais:
- http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL24904-5604,00.html
- http://joselainegarcia.blogspot.com/2011/04/bullying-entrevista-concedida-ao-jornal.html
* Documentários:
- http://www.youtube.com/watch?v=DrMgj5e_1dk
- http://www.youtube.com/watch?v=XZhpiY1Rtas
- http://videos.sapo.pt/oKDLz8nEeFZhT0hK867j
* Vídeos e relatos de pessoas que foram ( ou são) vitimas do bullying:
Praticas de bullying:

- http://www.youtube.com/watch?v=d03-kKQ82GM
- http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0
- http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0
Depoimentos de vitimas de bullying:
- http://www.youtube.com/watch?v=htJtnSEuI40
- http://www.youtube.com/watch?v=6r23jIeb_Q8&feature=related

3º Semana – Passo III:
►Uma palestra sobre o tema Bullying com profissionais da área de educação e da psicologia, tendo como ouvintes pais, educandos e toda a equipe da escola.

4º Semana – Passo IV:
►Sob as orientações dos professores de artes, português, filosofia e historia os educandos produzirão trabalhos de varias dimensões com tema bullyig.

5º Semana – Passo V:
►Apresentações das produções dos alunos sobre o tema bullying. Que se dara no pátio principal da escola com a participação de todos.

6º Semana – Passo VI:
►Exposição de cartazes educativos nas paredes da escola.

7º Semana – Passo VII:
►ATIVIDADE INDIVIDUAL: Os professores realizarão uma atividade dissertativa para investigar a aprendizagem do aluno para com o projeto realizado: Todos contra o bullying.

5→ Avaliação:

►Semanalmente os professores irão se reunir para discutir, avaliar, corrigir/ recorrigir cada passo realizado durante toda a semana. Investigando assim, os resultados já existentes.

6→ Tempo total de realização do projeto:
O projeto será realizado em sete semanas.

7→ Material e suporte necessário:

DVD, TV e filmes; Computador e Internet; matérias de jornal e revistas, data show e microfone; CD-player e CD; papeis coloridos, cola, tesoura, gravuras, fitas, etc.; jornal da escola; blog da escola.

8→ Referencias bibliográfas:

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva,2010.
CURY, Augusto. Pais brilhantes & professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2008
CURY, Augusto. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Academia de Inteligência. 2007.

9→ Fontes:

http://portifoliobeth.blogspot.com/2010/09/projetos-envolvendo-tecnologia.html
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/material-para-pesquisa/familia-e-bullying/
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2889401
http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=cartas&subsecao=apoio&artigo=20110513150216&lang=bra
http://www.gracamartins.com.br/one_news.asp?IDNews=232
http://fotolog.terra.com.br/bullying:6
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/bullying-escolar.htm
http://www.slideshare.net/gladislsantos/ciberbullying-presentation
http://www.jornaljovem.com.br/edicao11/convidado01.php
http://www.slideshare.net/catiaemaria/vitimas-de-bullying
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/11/07/428991/perspectiva-dos-agressores.html
http://blog.educacional.com.br/sat_smce/2010/11/14/bullying-o-que-fazer-diante-dessa-situacao/
http://bullindocomobullying.blogspot.com/2009/04/depoimentos-de-vitimas-do-bullying.html
http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/2011/05/mais-um-depoimento-lindo-de-uma-vitima-de-bullying/
http://www.youtube.com/watch?v=oW7wG-UuJUo
http://www.youtube.com/watch?v=GZ7LfEBKfTY&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=5SFylSr1WgM&NR=1&feature=fvwp
http://www.youtube.com/watch?v=16Vh1fNzS-E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=eMhXqABoNaE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3DsHEcjED_g
http://www.youtube.com/watch?v=JsOXqgdhK6U&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XLkZb9CoOQk
http://www.youtube.com/watch?v=YxKYU3SIDhI
http://www.youtube.com/watch?v=c57TjaGrg2s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DiZdqp85EfI&feature=fvwrel

Um comentário:

  1. Merkur Review 2021 | YSKTech Review - YSKTech
    Merkur is a renowned brand in 메리트 카지노 주소 the online gaming market. Today, it holds 인카지노 a license febcasino issued by the Malta Gaming Authority. It is a market

    ResponderExcluir