quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MODULO III - Ativ. 3.3 – Executando uma experiência com Projetos

Projeto: Todos contra o bullying
Profº. / Esp.: Gislene Calafange

A minha necessidade de trabalhar com projeto se deu quando presenciei na sala de aula, (turma do 7º ano) atitudes de desrespeito entre os alunos, incluindo ai desrespeito morais, ético, culturais e sexuais. Diante de tais atitudes dos alunos diagnostiquei a turma como carentes de alguns conhecimentos socioculturais que se faz necessário para existir uma relação de respeito para com sigo mesmo e para com o outro. Escolhi trabalhar com o temática bullying com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito do tema de forma que levasse os mesmos a repensar as suas próprias atitudes.
A didática de trabalho que assumi foi à produção de projeto. Busquei auxilio nos materiais disponibilizados pela tecnologia: computador, internet, TV, jornais e revistas. O projeto foi desenvolvido em sete semanas, a cada uma delas foi realizado uma etapa (que chamei de passo) do mesmo que foi desde exibição de filmes, documentários, como palestras, debates, confecções, apresentações e exposições de cartazes educativos sobre o tema: Todos contra o bullying. Na “ultima” semana e passo do projeto, foi realizado uma atividade dissertativa individual, com o objetivo de averiguar a aprendizagem dos alunos.
Foi enriquecedor tanto para mim quanto professora / educadora que muito aprendi ao realizar tal projeto, desde processo inicial que foi da elaboração do mesmo quanto a sua execução, como para os meus alunos que demonstraram atitudes mais prudentes socialmente ditas e a relação em sala de aula passou a ser mais harmoniosa.

Gysa Calafange

Nenhum comentário:

Postar um comentário